Construir virtualmente um modelo BIM não é tão simples como pode parecer. Há várias formas de modelar, de se inserir a informação e é preciso que toda a equipe saiba os procedimentos e critérios padrão estabelecidos pela empresa para que a qualidade do projeto seja sempre mantida.
O LdE ajuda a minimizar erros já cometidos, torna possível todos os produtos serem entregues com a mesma “cara”, viabiliza a comunicação entre as equipes, informa a maneira certa de extrair um quantitativo.
No mundo BIM, um LdE – Livro de Estilos, é como uma espécie de cartilha, com orientações básicas de procedimentos e critérios para o desenvolvimento das atividades nos softwares utilizados pela empresa.
Exemplos de seções que ele aborda:
Ou seja, estabelece regras desde representação e formatação dos entregáveis, até as organizações e comunicações entre as equipes.
Este documento visa apoiar todo o trabalho de modelação, representando uma ferramenta absolutamente essencial para:
Enfim, é um documento imprescindível para uma organização que faça uso do BIM, independentemente do tipo de projeto. É um documento vivo, que precisa estar em constante atualização, seja pelas lições aprendidas da empresa, seja por atualizações em softwares e hardwares.
Nesse post falamos sobre o que são gêmeos digitais, desafios e cases
Read moreCase de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.
Read more