O ano é 2029. Você é um engenheiro ou arquiteto de destaque no mercado brasileiro, trabalhando grande empresa. É uma nova era, onde o cotidiano de trabalho é auxiliado por processos inteiramente automatizados. Agendas, cronogramas e até mesmo a gestão de projetos são otimizados pela precisão da inteligência artificial, minimizando riscos e maximizando a eficiência.
Com a evolução tecnológica tornando-se cada vez mais rápida, a ferramenta agora indispensável para o design é uma fusão harmoniosa entre automação, programação e IA. A modelagem em BIM é um mandamento e os óculos de realidade virtual não são mais um acessório, mas uma ferramenta de trabalho essencial, proporcionando experiências imersivas e colaborativas para o desenvolvimento de projetos complexos.
Não apenas a complexidade dos projetos aumentou, mas também a responsabilidade. Cada projeto realizado carrega o selo de sustentabilidade, tendo a menor pegada de carbono possível, focado em captação e reuso de água, e sempre priorizando o uso de energias renováveis.
No que se refere à arquitetura residencial e comercial, SMART é o presente. Sua casa é SMART e a demanda dos clientes por projetos "smart" cresce exponencialmente. Em um projeto de interiores, por exemplo, o cliente se transforma em um usuário e o ambiente torna-se um software vivo e dinâmico, cheio de sensores, adaptando-se às necessidades de seus habitantes. Como arquiteto ou engenheiro, você se torna um misto de designer de UX e UI.
Até as tarefas cotidianas são simplificadas. Imagine-se consultando um assistente doméstico para verificar o que está faltando na sua despensa?
Todas essas informações são centradas em gêmeos digitais, que fornecem insights precisos sobre a saúde dos empreendimentos.
Este vislumbre do futuro, baseado no relatório das "Maiores Tendências Tecnológicas do Ambiente Construído"da Future Today Institute, destaca uma combinação poderosa entre automação, inteligência artificial, IoT, análise de dados e fontes de energia renováveis. Essas tendências emergentes não apenas prometem transformar fundamentalmente a forma como concebemos e construímos nossos ambientes, mas também indicam uma mudança permanente.
O futuro descrito é uma realidade iminente. Você está se preparando para ser o profissional capacitado a liderar nessa nova era do ambiente construído?
Autor: Heloísa Resende
Nesse post falamos sobre o que são gêmeos digitais, desafios e cases
Read moreCase de como a Fox Engenharia enfrentou desafios complexos ao projetar a macrodrenagem para UTE GNA-I, no Rio de Janeiro, superando inundações com estruturas inovadoras e expertise técnica. Um projeto essencial para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas complexas.
Read more